Buscar
  • Homero Ferreira

Mãetiqueira e suas águas

A Mantiqueira, seus véus e mantos de nuvens que adornam e embelezam a serra... Mas sabia que além de bonitos, esses fenômenos aí das fotos, são responsáveis pelo abastecimento hídrico de milhões de brasileiros!?

Aproximadamente 30% do volume de água que abastece os rios, riachos, córregos e nascentes (que existem aos milhares por toda Serra Mantiqueira), vem do simples contato das nuvens e nevoeiros com as montanhas e vegetação da região.


Isso ocorre com a junção de fatores geomorofológicos (relevo) + vegetação.

Devido aos grandes desníveis altimétricos existentes na serra, ela acaba agindo como uma muralha natural, que força as massa de ar úmido a subir para as regiões mais altas em alguns períodos do dia. Ao ganhar altitude, essas massas de ar perdem temperatura, e tendem a ficar mais próxima do seu 'ponto de orvalho. A partir daí, em contato com a vegetação ou mesmo com as rochas da região, o vapor de água passa ao estado líquido por via da condensação. Com a água em estado líquido, a vegetação passa a ser a responsável por captar e armazenar, impedindo que ela evapore rapidamente e facilitando a penetração da água nos solos e lençois freáticos.


São milhões de metros cúbicos de água, que são captados da atmosfera e posteriormente servem para abastecer a torneira de nossa casa. E esse é só mais um fator que mostra a importância da preservação dos ambientes de montanha, que apesar de imponentes, são extremamente delicados e responsáveis por prover recursos básicos para a vida.

#vivamantiqueira


38 visualizações

      VIVA MANTIQUEIRA

35 99763-2231 (Whatsapp e Telefone)

CNPJ e CADASTUR : 33.621.677/0001-04

 

©2019 por Homero Ferreira