A VIVA MANTIQUEIRA

Mantiqueira! Do tupi Amana (chuva) tikira (gota), Mantiqueira é o nome da grande e imponente serra que se estende por mais de 500 km , passando pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Abriga cinco das dez maiores montanhas do Brasil, junto com infinitas cachoeiras e rios que dão origem ao seu nome. Considerada uma das áreas ecologicamente mais insubstituível do planeta pela UNESCO, guarda por entre vales e montanhas bosques e florestas de fauna riquíssima, e também vilas, comunidades e as pequenas cidades, cada uma com suas tradições e manifestações culturais. São muitas belezas e particularidades que tornam a Mantiqueira um lugar de energia sem igual! Para apresentar um pouco desse paraíso, surge a Viva Mantiqueira. A partir de diversas experiências nas andanças por montanhas, vales, colinas e cachoeiras passamos a ver como o lado bom da vida é maior do que podemos imaginar, e impossível de se colocar dentro de quatro paredes. Acreditamos em um estilo de vida integrado a natureza e tudo que estar próximo ou imerso a ela pode oferecer de positivo. Em diferentes roteiros,

Viva Mantiqueira pode acompanhar e conduzir você nas melhores aventuras, com diferentes atividades e vivências personalizadas, que contemplam as lindas montanhas da Serra da Mantiqueira.

ONDE ESTAMOS

A Viva Mantiqueira nasce nas terras do extremo sul de Minas Gerais, que podem ser consideradas como o portal da Serra da Mantiqueira. É importante lembrar que as Mantiqueiras são muitas! São os aglomerados de cadeias montanhosas, cada uma com seu nome regional, características geográficas e histórias distintas, que juntas formam a grande e imponente serra brasileira. 
Atuamos com roteiros operados principalmente na região do extremo sul mineiro, nas cidades de Gonçalves, Córrego do Bom Jesus, Camanducaia, Extrema, Cambuí e Paraisópolis. Mas para não deixar de viver outros recantos desse paraíso, também operamos expedições de trekking e vivências pré-agendadas, como na região da gigante Serra Fina, complexo dos Marins, Aiuruoca, dentre outros destinos.

Missão e Valores

A possibilidade de compartilhar um pouco do amor pela Serra da Mantiqueira com pessoas interessadas por esse paraíso foi o motivador principal para Viva Mantiqueira.

Buscamos apresentar os encantos da região a partir de experiências personalizadas! Pensadas para serem operadas com pequenos grupos, para assim desfrutarmos do melhor que os encantos da Serra da Mantiqueira tem a nos oferecer. Todos os roteiros visam minimizar ao máximo os danos e a pegada ambiental de nossa presença nos diversos ambientes da serra, onde muitos lugares são delicados e merecem além de contemplação, atenção do ponto de vista ambiental. 

Viva Mantiqueira acredita que a natureza é o maior presente que o mundo nos deu, e estar em meio a ela é a melhor forma de admirá-la , conhecê-la, e com isso preservá-la!

HomeroPedroChata62Sep2020.jpg

Homero Ferreira

Geógrafo de formação, aficionado pelos recantos da Serra da Mantiqueira e amante da vida ao ar livre, encontrou nos estudos de geografia um pouco do conhecimento e ainda mais curiosidade sobre o mundo que nos cerca. Começou os trabalhos com turismo paralelamente a atuação como professor no distrito de Monte Verde, MG. Desde então, o desejo de unir a paixão pela natureza, geografia, educação e viagens se tornou um projeto plantado e regado aos poucos, com muito esforço e estudos. É dessa paixão e desejo pessoal que surgiu a Viva Mantiqueira, com a missão de levar a turistas e aventureiros roteiros com experiências únicas, informativas, integradas com a natureza e cultura da Serra da Mantiqueira e visando sempre contribuir para a preservação desse paraíso.

Praticante de trekking, escalada e outras atividades relacionadas ao montanhismo, possui experiência em várias expedições pelas mais diversas trilhas da Serra da Mantiqueira e outras montanhas do Brasil, Peru, Chile e Argentina. Possui formação em cursos de Primeiros Socorros em Áreas Remotas nível WFR (Wilderness First Responder), pela WMAI Brasil, Curso Auto Resgate, de Brigada de Incêndio, dentre outras capacitações voltadas ao planejamento, gestão e roteirização de atividades turísticas.

Parcerias, parceiros e apoios

SNada de concreto surge ou se sustenta sem boas parcerias. A Viva Mantiqueira acredita na importância de estar ao lado de pessoas que somem positivamente ao longo de toda jornada. Acreditamos também que cada pessoa carrega uma história e também experiências próprias, que somadas a de outras pessoas sempre resultam em boas parcerias e vivências, por isso contamos com parceiros com grande experiência, que estão com a Viva em diferentes roteiros e atividades, sempre visando oferecer as melhores vivências na Mantiqueira.

Juliano Silva (Pedra Chata)
Condutor de Atividades Verticais

Juliano Silva, também conhecido como Juliano Pedra Chata é natural da pequena cidade de Córrego do bom jesus, MG. Praticante de montanhismo a 18 anos, é um escalador protagonista na região e grande conquistador, com mais de 80 vias de escalada abertas por toda região. Vivendo sempre no limite do esporte, conquistou feitos como guiar toda escalada da via "Tempo e o Vento", com 1150m e uma das maiores vias da América Latina, também conquistou em solitário a via "Secretos Infortúnios" (IV ,V 150 metros P. São Domingos). É instrutor de atividades verticais em esportes de aventura, com experiências e trabalhos realizados na região de Monte Verde, Gonçalves e Campos do Jordão. Amante das atividades em montanha, gosta de se aventurar pelas grandes paredes de rocha e também cachoeiras da região, e acompanhar pessoas dispostas a viver o melhor da Mantiqueira